segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ESBOÇO DO PROJETO: BRINCADEIRA DE RODA POR NÚBIA PAIVA

JUSTIFICATIVA:

Ler e escrever fazem parte do processo de construção do conhecimento do ser humano, pois como já dizia Monteiro Lobato"um país se faz através de homens, mulheres e livros". Pensando principalmente nessa temática, a Secretaria de Educação,juntamente com todas as escolas municipais de ibititá, resolveram desenvolver um projeto para o 7 de Setembro, que sirva de incentivo e apoio a todos os educandos da rede para ampliarem seus conhecimentos,bem como melhorarem a  forma de ler e escrever, pois a principal meta hoje de ensino é exatamente fazer dos nossos alunos leitores e intérpretes dos desafios que a sociedade lhes oferece. E para esse trabalho, contamos com Núbia Paiva que além de ser uma poetisa nata, é também regional, através dela a construção da leitura e escrita dos pequeninos do lº ano da escola Hermano Marques Dourado se tornará mais interessante e atraente.


OBJETIVO GERAL:

Desenvolver o gosto pela leitura e escrita através de textos poéticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ampliar o repertório com músicas antigas infantis;
Interessar-se em ler e escrever através de atividades lúdicas;
Estabelecer relação da obra com fatos reais, percebendo diferentes contextos temporais.

ATIVIDADES PREVISTAS:

Leitura da obra de Núbia Paiva;(Brincadeira de Roda)
Listagem das músicas conhecidas;
Ilustrações das brincadeiras de roda cantadas pelas crianças;
Texto lacunado e montagem de texto  fatiado;
Fichas de leitura;
Reescrita de estrofes interessantes;
Relacionar figuras às frases ;
Leitura de imagens e códigos;
situações-problemas envolvendo o texto(quantidade,sequência númerica,etc);
Aula de vídeo envolvendo as músicas da poesia;
Aula de conscientização sobre os novos brinquedos da atualidade através de registros feitos pelas crianças(o lado bom-brincar,interagir e o lado ruim-brinquedos caros e individualista.)
Pesquisa para casa envolvendo brincadeiras de roda pelos pais dos alunos.

RECURSOS:

Papel metro;
Folhas de ofício;
Lápis de cor e hidrocor;
Livros para pesquisa;
DVD;
Televisão;
Alfabeto-móvel;
Tesouras, cola tinta guache, dentre outros...

CONCLUSÃO FINAL:

Apresentações através de desfile,dando enfoque a todos os temas trabalhados durante o projeto pelas escolas municipais para a comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário